Prefeitura entrega barracas novas para feirantes da AgriArte

Foram entregues, nesta quinta-feira (02), 30 dos 60 kits de feira para os empreendedores da AgriArte, realizada pela Prefeitura de Mirabela, Emater e apoiada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A solenidade foi no Auditório Municipal.
O prefeito Luciano explicou que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Município autorizou o retorno das atividades, mas sem shows ao vivo, por enquanto. A Feira retorna dia 11 de dezembro, a partir das 18h, na Praça Bom Jesus, no centro da Cidade.
“Com a pandemia priorizamos os cuidados com as pessoas, mas não deixamos de trabalhar, especialmente para fortalecer o nosso comércio, a agricultura familiar. Conseguimos por meio da Lei Aldir Blanc assegurar um completo sistema de sonorização e estamos em fase bastante adiantados com as obras da revitalização da Praça Gorgônio Mendes Cardoso, onde teremos o centro de comercialização de produtos associados ao turismo, que tem emenda do Deputado Federal Marcelo Álvaro Antônio avaliada em R$ 500 mil. Agora voltaremos ainda monitorando a pandemia, mas confiantes de a AgriArte é importante para todos nós”, encerrou o prefeito.
Os kits foram adquiridos por meio de emendas parlamentar do Deputado Federal Luís Tibé e Paulo Guedes.
Diretor da Feira, Alex Sandro Alves, acrescentou que os recursos da Lei Aldir Blanc também vão garantir, assim que possível, os shows e apresentação na AgriArte.
“Temos 38 mil em caixa e vamos destinar o valor para potencializar os dias do evento. Nesta sexta, entregaremos ao restante dos feirantes as barracas. O valor total do investimento é de R$ 120 mil e totalizam 60 unidades”, informou Alex.
Anete Veloso, extensionista da Emater, explicou as barracas entregues são por meio de termo de cessão e que elas devem ser usadas exclusivamente para a AgriArte, no prazo, inicialmente de cinco anos.
A Prefeitura fará o monitoramento de uso das doações. Temos já uma grande procurar para novos feirantes, mas agora somente os já inscritos vão participar. Feira traz encantamento para todos os moradores do Município e atrai pessoas de cidades vizinhas, inclusive, pedindo ajuda para montar uma feira como a nossa, que agrega comércio e entretenimento. Além de valorizar o campo, de onde vem o nosso negócio.
Esperança
José Welton Gomes Fonseca participa desde o primeiro dia da Feira. Ele lamentou o período que ficou parado por causa da Covid-19, mas espera que tudo se normalize a partir do dia 11.
“Mesmo sem música ao vivo vamos voltar com a Feira com grande esperança de bons negócios. O interessante de agora é que estará tudo mais organizado, com as barracas, por exemplo. Todo mundo estava sentindo falta, nós também”, descreveu Welton.
AgriArte
A Feira iniciou em junho de 2019 e os produtos comercializados são: tapioca, doces, polpas e sucos de frutas, verduras, pano de prato, pimentas, corante, frango, Suplá, laços, salgados, cachaça, biscoitos, batidas, paçoca, bolo de milho, farofa de milho, requeijão e queijo, caldos, caldo de cana, tapetes, “pet aplic’, bolo de mandioca, ovo caipira, espetinhos, feijão. A regra geral da Agriarte é que todos os insumos sejam de produção própria e de origem do Município. É vedada a participação de produtos industrializados.