Confirmados dois casos de Chikungunya

Confirmados dois casos de Chikungunya

Por: Andréa Fróes

A Vigilância Epidemiológica de Mirabela divulgou, nesta terça-feira (20), dois casos de Chikungunya no Município. A confirmação foi por meio de exames sorológicos realizados numa adolescente de 16 anos e uma mulher de 53 anos, atendidos pela Unidade Básica do Bairro São João.

“O estado de saúde das pacientes é estável e elas já estão na fase final do tratamento. Pedimos empenho de toda a população para deixar os quintais limpos e casos de sintomas procure imediatamente a UBS para tratamento e exames”, falou o coordenador da Vigilância, Filipe Maia.

Conforme o estudo Epidemiológico da Vigilância, as infectadas podem ter contraído a doença no Município ou em viagem a Montes Claros, onde uma delas esteve perto do período de contaminação. O vetor da doença é o mosquito Aedes Aegypti e não é transmitido pelo ser humano.

“Na busca ativa realizada no sistema da Saúde de 2010 até agora esses são os primeiros casos a serem confirmados. Em 2018, houve dois notificados, mas sem exames de sorologia para comprovação.

Segundo o médico geriatra, Paulo Andre Alves Pereira, a doença requer atenção de toda comunidade.

“É importante falar sobre este assunto, uma vez que, por causa da pandemia provocada pelo Novo Coronavírus, pacientes com outras doenças que também causam febre, não procuram atendimento para um diagnóstico correto. Portanto, com o primeiro sintoma é importante procurar a unidade de saúde.
O médico alerta sobre os sintomas.

“A Chikungunya tem semelhança com a dengue: febre alta de início súbito, dores de cabeça e no corpo, manchas na pele e dor nas articulações. Uma característica da Chikungunya é que essa dor articular costuma ser mais forte e às vezes até com inchaço. Porém cada paciente pode apresentar sintomas diferentes. Na dúvida o melhor é procurar atendimento médico. O tratamento é de suporte. Hidratação abundante, antitérmicos e analgésicos, geralmente são prescritos. Infelizmente a Chikungunya pode sim deixar seqüelas, na maioria das vezes relacionadas às articulações, e que pode durar de meses a anos. Os sintomas duram em média sete a dez dias. Após isso, a pessoa adquire imunidade contra a doença. Mas há casos em que ficam algumas sequelas. Neste caso, o paciente é encaminhado a um especialista, para tratamento específico dependendo da gravidade de cada quadro”, discorreu Doutor Paulo André.

Ações preventivas e de bloqueio
Para a secretária de saúde do Município, Luciene Matos, “mesmo antes dos casos confirmados pela Vigilância, a Pasta dela tem intensificado as ações de combate ao mosquito transmissor, fazendo bloqueios, campanhas de conscientização e mutirões de limpeza, com a ajuda de outras secretarias”, informou Luciene.

Hoje mesmo, as equipes das Secretarias de Obras e Transportes estão no referido bairro limpando lotes vagos onde pode haver criadouros do Aedes Aegypti.

“Todo o trabalho será finalizado até sexta-feira e a previsão é de sejam retirados da área 15 caminhões. Somente hoje foram coletados quatro caminhões de entulho que foram dispensados no aterro do Município”, informou Mauro Gusmão, Chefe da Pasta do Transporte de Mirabela.

Comitê da dengue
O anúncio da confirmação foi durante a reunião do Comitê da Dengue que se reuniu hoje.

“Em Mirabela, os números da dengue são baixos. Os indicadores das últimas semanas aprovam a eficiência do trabalho desenvolvido em parceria com a comunidade, que é importante agente nessa luta”, falou Filipe.

Mutirão da dengue
Hoje também foi apresentado cronograma das atividades para maio. Todas as Secretarias do Município estarão envolvidas no
Mutirão de combate à dengue.

10/05/2021 7h às 13h Centro PSF LESTE SUL
11/05/2021 7h às 13h São José I E II Núcleo de Endemias
12/05/2021 7h às 13h São Geraldo
13/05/2021 7h às 13h São João I E II
14/05/2021 7h às 13h Bela Vista/Cristo Redentor
DIA “D” – 17/05/2021 – Mirabela 7h às 13 h
DIA “D” – 18/05/2021 – Muquém – 7h às 13h
DIA “D” – 19/05/2021 – São Bento – 7h às 13h
DIA “D” – 20/05/2021 – Riacho das Pedras – 7h às 13h

A Prefeitura Municipal de Mirabela-MG, por meio da COMISSÃO DE SELEÇÃO
designada pela Portaria nº 82/2021, no uso de sua competência e em
atendimento às disposições contidas na Lei Federal 13.019 de 31 de Julho
de 2014, na Lei Orgânica do Município de Mirabela-MG, bem como na Lei
Municipal nº 1.220 de 21 de Março de 2017, COMUNICA o 1º TERMO ADITIVO
AO CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2020 ACORDO DE COOPERAÇÃO Nº 001/2020.

Mirabela-MG, 19 de julho de 2021.

Yuri Guimarães Rodrigues
Presidente da Comissão de Seleção

Skip to content