Abril Verde é celebrado em Mirabela

A Vigilância em Saúde realizou, nesta quarta-feira (14), uma capacitação para os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Mirabela sobre o Abril Verde, em alusão “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, comemorado, em 28 de abril. Outro ponto de pauta em debate abordado foi à hanseníase.
A Coordenadora do Caps, Hernanda Jane Fernandes, esclareceu que o treinamento foi bastante proveitoso. Ela e os servidores do Centro absorveram informações novas e esclareceram dúvidas.
“Por exemplo, aprendi como é feito o diagnóstico de Hanseníase, que todo paciente que apresentar lesão na pele deve ser orientado a procurar o médico para avaliação, que é muito importante o auto cuidado. Recebemos informações também a respeito do abril verde, que trata da prevenção de acidentes de trabalho”, falou Hernanda.
Quem organiza as atividades é Filipe Maia, responsável pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest). Ainda neste mês serão desenvolvidas duas outras palestras, no SIM e no Hospital Municipal São Sebastião.
“A intenção é motivar os trabalhadores quanto aos problemas de saúde e às questões trabalhistas também. Podem ser atendidos todos os trabalhadores (formais, informais, do serviço público ou privado), desempregados, aposentados e menores de idade em situação de trabalho ou estágio. Para chegar ao Centro, o trabalhador deve procurar uma Unidade Básica de Saúde e solicitar encaminhamento. Posterior a essa ação, deve procurar a Vigilância em Saúde do Município”, informou Felipe.
O Centro ajuda a Rede de Serviços do SUS, promovendo o atendimento paralelo ao trabalhador quando necessário, retirando-o da Rede e dando atenção focada nas demandas do trabalhador. O Cerest possui uma equipe multidisciplinar que compreende desde médico, enfermeiro, assistente social, até advogados do setor jurídico.