Mirabela integra Banco de Alimentos de Jaíba e recebe mais de 5 mil quilos de frutas e verduras

A Prefeitura de Mirabela recebeu 5.178 quilos de mandioca, limão, banana, abóbora, maxixe e tangerina, do Banco de Alimentos de Jaíba, desenvolvido pela Prefeitura de Jaíba, Emater-MG e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), totalizando 310 kits. Quem articulou a doação dos alimentos foi à assessora do Deputado Federal Paulo Guedes, Joana Irene.

“Conhecendo a nossa realidade, sempre busco ajudar a quem mais preciso. Nessa busca para ajudar ao próximo, descobri que Jaíba estava fazendo o cadastramento dos Municípios, fiz contatos com a Emater e Prefeitura. Imediatamente comuniquei ao Prefeito Luciano Rabelo, que deu carta branca para organizar a doação. Assim enviei a documentação e a proposta foi aprovada”, informou Joana.

Os produtos já estão em Mirabela e houve uma ação conjunta das Secretarias de Administração, Assistência Social, Transportes e Educação para buscá-los, organizá-los e distribuí-los.

“Trabalhamos em rede e para ajudar Mirabela. Joana, nossa parceira, encontrou o projeto, o Transporte buscou, a Administração colaborou com a documentação e a Educação acionou parte da equipe para fazer a separação e montagem dos kits e liberou carros e motoristas para fazerem as entregues. Formalizamos uma parceria e a previsão é de que mensalmente consigamos fazer as doações”, falou Luciano Rabelo, prefeito.

O Secretário de Assistência Social, Márcio Aquino, falou as famílias beneficiadas, nesta primeira etapa, fazem parte do CadÚnico e estão em extrema vulnerabilidade social.

“Hoje levamos as fritas e verduras para famílias do Bela Vista,São João e São Geraldo. A zona rural e os distritos serão atendidos nas próximas remessas”, garantiu Márcio.

O nutricionista da Educação, responsável pela logística dos alimentos, afirmou que, “além de valorizar a produção local e regional, o que melhora a aceitação, contribui para a garantia de a segurança alimentar e nutricional da população”, declarou Daniel Vieira.

Ele ressaltou a importância de se higienizar bem os alimentos como no procedimento abaixo: Frutas, Verduras e Legumes: Deixar de Molho na Solução Clorada de 10 a 15 minutos.
Modo de Preparo da Solução Clorada: – 1 Colher de Sopa de Água Sanitária; – 1 Litro de Água. – Enxaguar bem, deixar escorrer e armazenar. OBS: A Água Sanitária deverá conter no seu rótulo apropriada para alimentos com cloro ativo na preparação mínima de 2 a 2,5%.

Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos só é possível devido à parceria da Prefeitura, Conab, Emater e produtores rurais. Para o exercício de 2021, o aporte de recursos é de R$ 1,6 milhão para o trabalho em rede realizado. No banco de Alimentos são 30 municípios para 100 mil beneficiados.

Na foto em destaque no início, os Prefeitos Luciano Rabelo e Reginaldo Silva com o Técnico da Emater, Ivan Canário.

Pode ser uma imagem de comida

Crédito das imagens: Ruan Carlos/Marcos RuasPode ser uma imagem de fruta