Prefeitura implanta Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente

“Mais oportunidade, mais apoio e mais valor a quem produz”

A Prefeitura de Mirabela, pela primeira vez na história, terá uma Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente. A intenção é valorizar o homem do campo para que ele possa trabalhar com desenvolvimento sustentável em todas as atividades.

O Prefeito Luciano Rabelo informou que desde que assumiu a Prefeitura, em 2017, era intenção ativar a Secretaria, mas ela não era criada legalmente. Em 2019, aprovou na Câmara de Vereadores a Lei nº 1298 que criou a Gerência Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária. Assim que regulamentada a Pasta iniciamos o planejamento para implantação.

“Logo veio a pandemia de Covid e muitos projetos tiveram que aguardar. A nossa intenção foi priorizar a vida das pessoas, cuidando para que o vírus não fosse tão devastador em nosso Município. Buscamos parceiros, recursos e direcionamos as ações para alcançarmos as metas e os objetivos propostos, focando em garantir o bem-estar dos cidadãos, tanto do campo quanto da cidade”, falou Luciano.

Segundo a Chefe da Pasta, Joana Irene, o objetivo executar permanente projetos, programas e ações junto aos pequenos, médios e grandes produtores, trabalhadores rurais, famílias e organizações, buscando fortalecer a atividade.

“A agricultura representa papel importante na geração de emprego e renda, além de ser a responsável por colocar o alimento na mesa das pessoas. Queremos também valorizar o homem do campo que trabalha incansavelmente para entregar os melhores produtos”, disse Joana.

Mesmo antes de inaugurar o prédio, a Secretaria estava funcionando numa sala da Prefeitura de Mirabela.

“Foram várias ações já desenvolvidas, como a articulação para legalização das associações rurais, que no momento tem uma grande maioria irregular; articulação para inclusão do PAA estadual onde o município receberá recursos para compra da agricultura familiar; articulação de recursos com deputados também para associações para compra de produtos na agricultura familiar; articulação para regularização fundiária no município; articulação para o aumentar o número de cadastrados no Programa Seguro Safra”, encerrou Joana.

Inauguração

A inauguração da sede será nesta sexta-feira (10), às 16h, na sede da Secretaria, localizada a Rua Capitão Luiz Ribeiro, 53, Centro.