Pacientes contaminados por Covid de Japonvar e Montes Claros recebem alta do Hospital São Sebastião

Sob forte emoção, lágrimas e esperança ao som do Hino ‘Grandioso És tu’, instrumentalizado pelo músico e servidor público do Município, Rubernestes Costa Silva, dois pacientes acometidos pela Covid-19, receberam alta, na tarde desta quarta-feira (24), do Hospital Municipal São Sebastião de Mirabela.

Eles têm 75 e 84 anos e são dos Municípios de Japonvar e Montes Claros e foram trazidos para Mirabela, pelo Samu, desde os dias 08 e 09 de março.

Segundo Veranice Soares de Jesus, enfermeira e responsável pelo setor de Controle e Infecção Hospitalar, os dois pacientes estavam na Central de Leitos com a indicação de CTI. Um deles chegou ao local com o pulmão já comprometido em 90%. Os dois em estado grave.

“Mas graças a Deus e aos nossos esforços conseguimos salvá-los. Toda equipe comprometida e empenhada se desdobrou para dar assistência de qualidade e humanizada aos pacientes”, falou Veranice.

O paciente de 84 anos estava inconsciente, com saturação baixíssima, mas foi um herói nessa luta.

“Nem ele, nem nós desistimos de lutar”, descreveu a enfermeira.
A secretária de Saúde, Luciene Matos, afirmou que o Hospital não é referência de Covid.

“Apesar disso, não nos furtamos a atendê-los, temos a ala Covid com oito leitos, sendo quatro para suspeitos e quatro para confirmados, clínica onde eles foram internados e mantidos com máscaras de alto fluxo e 15 litros de oxigênio por minuto. Tiveram dias que tínhamos que ir a Montes Claros até duas vezes, por dia, para adquirir oxigênio. A nossa equipe, como sempre, fez todo o trabalho com excelência”, declarou.

Segundo o Diretor da Unidade, Deivison Costa, hoje, há quatro pacientes internados, sendo três de Mirabela e um de Montes Claros; dois deles estão em estado grave.

Milagre

Filhos, filhas, netos, netas, genro e amigos lotaram a portaria do Hospital à espera dos dois homens. Alegria e gratidão a Deus das duas famílias pela recuperação deles.

Maria Izabel Soares é balconista, mora no Triângulo Mineiro e assim que soube da doença do pai veio para Montes Claros. Ele mora em Vista Alegre, zona rural do Município.
“Assim que ele ‘deu’ positivo, eu e meu marido viemos para cuidar dele. Depois de uma semana ele piorou e foi milagre de Deus o Hospital de Mirabela recebê-lo, pois sei que não é referência. Só tenho a agradecer a toda equipe pelo cuidado e atenção com pai”, emocionada disse a filha Maria Izabel, que estava ansiosa para abraçá-lo.

De Japonvar, veio uma comitiva animada, com cartazes e muita ansiedade.

Dona Juraci de Fátima Aquino, representando a família, disse estar muito feliz com a cura do pai dela.

“Só temos a agradecer a Deus e a equipe do Hospital, que nunca nos negou atender a uma ligação, por exemplo. Já tínhamos ouvido falar da fama daqui, mas agora comprovamos. O tratamento foi humano e saiba que Deus não faz a obra incompleta. É benção de Deus levar meu pai pra casa de volta”, encerrou Juraci.

Edição de vídeo: Carlos Daniel